quinta-feira, 18 de novembro de 2010

NÃO VAMOS FALAR SOBRE ISSO AGORA - Pontapé para revigorar o Villa-Lobos


Pontapé para revigorar o Villa-Lobos
(OGlobo - 18/10/2007 05:00:11)

Com estréia amanhã, 'Não vamos falar sobre isso agora' é terceira peça de projeto que leva novos dramaturgos ao local

Alessandra Duarte

Um espaço sem uso e um grupo de artistas sem espaço acabaram de se unir para ver se um dá jeito no outro. Iniciado este ano, o projeto Pontapé Teatral abriu o Espaço 3 do Teatro Villa-Lobos, em Copacabana, para trabalhos de dramaturgos iniciantes e já está em seu terceiro espetáculo: "Não vamos falar sobre isso agora", que estréia amanhã.

Batizado de Sala Arnaldo Niskier, o Espaço 3 do Villa-Lobos só teve um espetáculo este ano, fora do projeto ("Memorial", em maio). Agora, cada trabalho do Pontapé Teatral ficará lá por três semanas. O primeiro, em setembro, foi "Trincheira 701", de Afonso Henrique-Soares; o segundo, "Cuide bem das orquídeas", de Renata Mizrahi; o terceiro, "Não vamos falar sobre isso agora", com estréia amanhã; e o quarto (e último, por enquanto), "Ensaio para uma peça ou Atos prováveis", de Guilherme Miranda, com direção de Henrique Tavares, que estréia dia 9 de novembro.

- O Espaço 3 do Villa-Lobos sempre foi um lugar para trabalhos de menor porte ou de experimentação, e estava parado. Havia até um boato de que seria fechado. Então, levamos a idéia para a Angela Leal (então subsecretária estadual de Cultura e secretária interina da pasta) de ocupá-lo com espetáculos nossos, que não estavam conseguindo pauta em outros locais - diz Fernanda Neder, uma das organizadoras do projeto, juntamente com João Rodrigo Ostrower, e que atua em "Ensaio para uma peça...". - No início, pensamos em estender o projeto para apresentações aos teatros da rede estadual mais afastados, como os de Marechal Hermes e Campo Grande. Mas não temos patrocínio, então o dinheiro não deu.

Elenco de "Não vamos falar..." traz filha de Dina Sfat

Oitavo espetáculo escrito por Julia Spadaccini a entrar em cartaz, "Não vamos falar sobre isso agora" é a primeira direção de Jorge Caetano e traz Ana Kutner (filha de Dina Sfat e de Paulo José), Isabella Lomez e Thais Tedesco vivendo a mesma personagem.

- Gosto muito de brincar com essa história de um mesmo personagem ser vivido por vários atores. Neste caso, as atrizes interpretam uma mulher que está numa espécie de sonho com um homem (papel de Pedro Henrique Monteiro). São três visões sobre um mesmo relacionamento - diz Julia Spadaccini, de 29 anos, autora de espetáculos como "Boeing 737", vencedor do Festival de Esquetes de 2003, e "Por enquanto é isso" (dela juntamente com Rodrigo Nogueira), que fez temporada no Espaço Sérgio Porto. - Em dezembro, no Galeria Café, eu e o Rodrigo vamos estrear outra peça, "Ainda bem que foi agora", uma comédia romântica, com direção do Marcelo Saback. Tirei dinheiro do bolso. Se tivesse esperado por patrocínio, não teria apresentado nenhum dos meus oito trabalhos.

Para Julia, a força dos artistas iniciantes de teatro em São Paulo, ao contrário do que estaria ocorrendo no Rio, deve-se à união:

- Somos muito isolados. Aqui é cada um por si. Levar nosso projeto ao Villa-Lobos é uma tentativa de mudar isso.

© 2006 Todos os direitos reservados

Nenhum comentário: